Profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor DEUS: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas? Ez.34:2. Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto, diz o SENHOR.

15 de jul. de 2010

A Vara da Disciplina Aposentada?

Suécia, Áustria, Dinamarca... 25 países já tem essa lei em vigor. Agora é a vez do Brasil. Os crentes (de verdade) sempre são obedientes às autoridades por reconhecer que elas provém de Deus, as autoridades foram instituídas por Deus. Mas os crentes também sabem que se uma lei está em desacordo com a Palavra de Deus ela não deve ser obedecida. "Antes obedecei a Deus do que aos homens." Um dos argumentos usado é que a lei não proíbe a palmada, mas o exagero. No entanto, "especialista" tem se levantado dizendo que a linha entre a palmada e a surra ou espancamento é muito sutil. Na verdade o que querem mesmo é proibir todo tipo de castigo físico, leve, moderado e principalmente pesado. 
O Presidente Lula se contradiz na questão. Ele diz que nunca apanhou, mas lembra que sua mãe pegava uma chinela para bater neles e eles se cobriam com um lençol fazendo de conta que estavam chorando, gritando. Fingir para enganar a mãe, coisa de criança maluvida.
Os crentes verdadeiros sempre irão disciplinar seus filhos com a vara da disciplina porque a própria Bíblia ensina isso. Confundir ensinamento com castigo é errado. Não se ensina castigando, batendo, mas se ensina que o pecado traz consequências. O crente ensina seu filho com a Palavra de Deus, com os ensinamentos bíblicos e mandamentos, com os princípios da Bíblia, na igreja e em casa. E com a sua própria vida, indispensável. Mas isso não significa retirar a disciplina física do processo de educação. Deus mesmo assim manda fazer em Sua Santa Palavra, a Bíblia:
Tu a fustigarás com a vara, e livrarás a sua alma do inferno. Pv.23:14
A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da correção a afugentará dela. Pv.22:15
Não retires a disciplina da criança; pois se a fustigares com a vara, nem por isso morrerá. Pv.23:13
A vara e a repreensão dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma, envergonha a sua mãe. Pv.29:15
Que quereis? Irei ter convosco com vara ou com amor e espírito de mansidão? 1 Co.4:21
Esses são alguns textos bíblicos que apóiam o uso da vara para disciplinar a criança. Mas é preciso lembrar que:
- os pais devem amar seus filhos e tratá-los dedicação e cuidado.
- nunca se deve bater quando estiver com raiva (ficar irado já está errado).
- nunca se deve bater em partes que causem traumas físicos (braço, cabeça, costas, etc). O melhor é bater nas nádegas da criança.
- O castigo deve ser suficiente para a criança sentir a dor, (para ela sair dizendo que não doeu) mas não a ponto de deixá-la com marcas e hematomas. 
- Use uma vara, ripa de madeira, e não chinelas, tamancos, galho de árvore, ou a mão.
- Não faça uso de castigos como bater com urtiga, ficar de joelho em cima de caroço de milho, ficar em pé de frente para a parede, etc. Tudo isso não tem apoio bíblico. 
- Não discipline fisicamente em público, mas ao chegar em casa não deixe de fazê-lo.
- Acima de tudo ame seu filho incondicionalmente, a disciplina é um ato de amor.
E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, E não desmaies quando por ele fores repreendido; Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho. Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija? Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos. Além do que, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e nós os reverenciamos; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, para vivermos? Porque aqueles, na verdade, por um pouco de tempo, nos corrigiam como bem lhes parecia; mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade. E, na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela. Hb.12:5-11

Um comentário:

Heitor Alves disse...

Victor.

O Blog dos Eleitos indicou seu blog como um dos melhores blogs cristãos calvinistas.

Abraços.

Mais Comentados

Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. Jo.1:17
Sua visita ao blog casanarocha é motivo de grande alegria. Que Deus abençoe ricamente.