Profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor DEUS: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas? Ez.34:2. Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto, diz o SENHOR.

Liberdade Cristã

As coisas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.

A Bíblia a nossa única regra de fé e prática. Dt.29:29

Esse versículo da Palavra de Deus nos diz que existem cousas encobertas (não reveladas) e cousas que Deus já revelou ( cousas essas que de outro modo o homem jamais teria conhecimento). Diz também que as cousas encobertas pertencem a Deus, dando a entender que se Deus não desvendou o homem não tem conhecimento, e assim é óbvio que não pode praticá-las. E isso prova-se pelo fato que Deus diz que as cousas reveladas pertencem ao crente para serem praticadas. Obviamente, as cousas que só pertencem a Deus e não foram reveladas, também não podem ser praticadas. Podemos concluir que Deus não revelou tudo sobre Ele, sobre o universo e sobre o homem, mas revelou tudo o que quer que pratiquemos 
"Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude; Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo." II Pe.1:3,4.
Até as cousas que Deus não revelou os detalhes, diretamente de forma escrita, Ele já deixou luz suficiente nas Escrituras para podermos conhecer e praticá-las pela fé. Isso me leva a concluir também que não devo crer que tenho a liberdade ou capacidade de praticar os assuntos que a Bíblia silencia por completo.
É certo pensar que só existem dois tipos de mandamentos: os positivos (faça isso) e os negativos (não faça isso). Mas é errado pensar que a revelação de Deus se limita aos mandamentos positivos e negativos."Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados." Rm.2:12. E é errado pensar que tenho liberdade de pensar ou agir, ou estou imune de pecar só porque não quebrei os mandamentos positivos e negativos
"Mas, se por causa da comida se contrista teu irmão, já não andas conforme o amor. Não destruas por causa da tua comida aquele por quem Cristo morreu." Rm.14:15
"Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram. Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado, não havendo lei. No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir." Rm.5:12-14.
A revelação de Deus, o conhecimento de Deus, está além dos mandamentos positivos e negativos. Rm.1:18-23 tanto para a condenação, como também para a salvação, Rm.4:13-17. Com isso podemos ver que Deus se revela progressivamente e cada indivíduo é julgado à medida da luz que já recebera.
O contexto da prática da liberdade cristã não é pelas cousas que Deus deixou de revelar e sim pelo entendimento ou não das cousas que são reveladas (I Co.8:1-13 - destaca-se os versículos 7 a 9).
"Mas nem em todos há conhecimento; porque alguns até agora comem, no seu costume para com o ídolo, coisas sacrificadas ao ídolo; e a sua consciência, sendo fraca, fica contaminada. Ora a comida não nos faz agradáveis a Deus, porque, se comemos, nada temos de mais e, se não comemos, nada nos falta. Mas vede que essa liberdade não seja de alguma maneira escândalo para os fracos." v.7,8 e 9.
O princípio da liberdade cristã, de fazer ou não fazer alguma cousa está baseado na misericórdia, no amor de Deus, que ensinam que devemos edificar o próximo e não sermos motivos de tropeço para ele, e esses ensinos já estão revelados na Palavra de Deus. Quando falhamos não é por falta de revelação e sim por causa da falta de conhecimento dela, ou por falta de entendimento, ou falta de correta interpretação ou aplicação, e ainda por causa da desobediência da revelação. A Bíblia como está completa é a minha única regra de fé e prática. na Palavra de Deus, existem várias advertências para não acrescentar e não diminuir a revelação de Deus, a Sua Palavra.
"Não acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do SENHOR vosso Deus, que eu vos mando." Dt.4:2
"Tudo o que eu te ordeno, observarás para fazer; nada lhe acrescentarás nem diminuirás." Dt.12:32
"Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso." Pv.30:6
"E eu, irmãos, apliquei estas coisas, por semelhança, a mim e a Apolo, por amor de vós; para que em nós aprendais a não ir além do que está escrito, não vos ensoberbecendo a favor de um contra outro." I Co.4:6
A Bíblia, a Palavra de Deus, é suficiente para me direcionar e capacitar tanto na adoração correta a Deus como para o seu serviço.
Até agora ainda não vi livro texto ou versículo da Bíblia que me leve a concluir que quando Deus não revela (silencia) o crente tem a liberdade de colocar seu próprio pensamento para melhor servir a Deus. Mas já vi muitos textos livros e versículos que me levam a concluir que Deus em cada época, só queria ser adorado e servido da maneira que Ele tinha revelado. Assim foi com Adão, Caim, Noé, Abraão, nação de Israel, e a Igreja. Portanto já bastam as cousas reveladas, elas são suficientes e nossa única regra de fé e prática.
Pastor José Nilson (texto de uma aula no CTBP - TBLI (centro de treinamento bíblico para pastores e líderes.

Mais Comentados

Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. Jo.1:17
Sua visita ao blog casanarocha é motivo de grande alegria. Que Deus abençoe ricamente.