Profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor DEUS: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas? Ez.34:2. Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto, diz o SENHOR.

27 de jun. de 2011

A Unanimidade na igreja

E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar. At.2:46,47

O
s dicionários definem unanimidade como qualidade de unânime, aquilo que é de acordo comum, geral; do mesmo sentimento ou da mesma opinião de outrem, relativo a todos. É exatamente isso que Deus deseja para a Sua Igreja: a unanimidade.
O próprio Deus sempre agiu de forma unânime em Seus propósitos. A trindade unanimemente disse “façamos o homem”.
“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.”Gn.1:26
Quando o homem pecou desregradamente de novo Ele disse “desçamos e confundamos”. “Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro. Gênesis 11:7 Nunca houve nenhum resquício de discórdia, de mal-entendido, de sentimento faccioso na Trindade. Não, pelo contrário, sempre houve e sempre haverá unanimidade em suas decisões.
Por isso mesmo, o Deus da unanimidade deseja que Sua igreja seja também segundo a Sua imagem e semelhança na unanimidade.
A unanimidade não é praticada somente por Deus. Os inimigos de Deus sabem ser unânimes sim quando querem realizar seus intentos malignos. Quando eles se juntam para o mal não existe nenhuma discórdia, não há lugar para desentendimentos, para perda de tempo. Pelo contrário, rapidamente entram em concordância para derramar sangue inocente.
“Mas eles gritaram com grande voz, taparam os seus ouvidos, e arremeteram unânimes contra ele.” Atos 7:57
“Porque consultaram juntos e unânimes; eles se unem contra ti: Sl 83:5
A igreja, por sua vez, deixa muito a desejar na questão de unanimidade e muitas vezes o que se vê são debates intermináveis, discórdias, e a igreja nunca chegam a um consenso, não alcança a unanimidade. E perde grandes bênçãos do Senhor.
Graças a Deus temos muitos exemplos na Bíblia para seguirmos quanto à unanimidade. Deus não só deseja como ordena que sejamos unânimes. “Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos” Rm 12:16
A igreja deve ser unânime na obediência à palavra de Deus. “Todo o povo respondeu a uma só voz: tudo o que o Senhor tem falado, faremos.” Ex.19:8. Quando a igreja deve ser unânime? Quando houver uma assembléia? Não! A unanimidade deve existir sempre. Todos perseveram unânimes a cada dia, todos os dias, isto é, sempre. At.2:46.
A igreja deve buscar sempre a unanimidade, pois essa é a vontade de Deus. Mas há casos em que todos nós corremos o risco de fazer o que é errado em busca de uma suposta unanimidade. Micaías teve coragem suficiente para contrariar o rei ao profetizar exatamente ao contrário de tudo o que foi dito antes. Mesmo diante da ameaça ele se manteve fiel, pois não podia ser unânime com o pecado. “E o mensageiro que foi chamar a Micaías falou-lhe, dizendo: Vês aqui que as palavras dos profetas a uma voz predizem coisas boas para o rei; seja, pois, a tua palavra como a palavra de um deles, e fala bem”. 1 Rs.22:13. Nessa hora o crente verdadeiro não se envolve com uma falsa unanimidade, mas se mantém fiel a Deus mesmo quando todo o povo quer ouvir coisas boas que não desagradem o rei.
Devemos ser unânimes também no combate pela fé. A defesa da fé deve ser combatida juntamente com o mesmo ânimo como lemos em Fp.1:27 “Somente deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que estais num mesmo espírito, combatendo juntamente com o mesmo ânimo pela fé do evangelho.”  A grande alegria do apóstolo Paulo era ouvir que os irmãos estavam unidos num mesmo espírito na batalha do evangelho.
Finalmente, a igreja também deve ser unânime na oração e nas súplicas conforme lemos em At.1:14 “Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos.”

Nenhum comentário:

Mais Comentados

Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. Jo.1:17
Sua visita ao blog casanarocha é motivo de grande alegria. Que Deus abençoe ricamente.