Profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor DEUS: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas? Ez.34:2. Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto, diz o SENHOR.

17 de mar. de 2009

NO CAMINHO DA DERROTA


Muito se fala hoje em vitoria. De fato em Cristo não somos vencedores, somos mais que vencedores. Rm.8:37. Mas existe um caminho que leva à derrota! Como saber que alguém está andando nesse caminho?
O povo de Israel se rebela contra Deus e contra a liderança de Moisés quando sabe do relatorio dos 10 espias. O povo murmura contra Moisés e Arão e até contra o próprio Deus. Desejaram a morte no Egito ou no deserto para não estarem naquela situação. “que bom se eu morresse agora”. Os rebeldes tentam apedrejar Calebe e Josué mas a Gloria do Senhor não permite. Deus ouve a oraçao de Moisés perdoando o povo mas não deixa de castigá-lo. Os rebeldes iriam morrer no deserto assim como eles mesmos desejaram. Os homens, os 10 espias que infamaram a terra morreram de praga perante o Senhor. (14:37)
O povo sente remorso pelo pecado cometido e agora quer ajeitar a situação do seu próprio modo.
como saber se estamos andando no caminho da derrota?
quando agimos das seguintes formas:

a primeira é quando nos mostramos temerários. Temerário é ser precipitado, inconsequente, tolo. O povo queria se reconciliar com Deus mas da maneira deles. Queriam agora cumprir uma ordem que já havia passado. Seria aquele momento o certo para agir? Ou nao era mais acertado eles se prostrarem rosto em terra e pedir perdão e orientação? Ser temerário não significa só ser precipitado. Significa ser presunçoso! Creram que podiam vencer sem Deus. Que podiam remediar as coisas por conta própria. Moisés e a arca não subiram, mas eles subiram o monte. Quanta presunção. A conseqüência é que foram derrotados. Dt.1:44
somos precipitados quando fazemos as coisas sem pedir a orientação de Deus e somos presunçosos quando achamos que podemos fazer algo sem a aprovação ou presença de Deus.

A segunda maneira de saber se estamos andando no caminho da derrota é quando transgredimos constantemente a Palavra de Deus. O povo de Israel vivia pecando contra Deus apesar de todo cuidado e misericórdia divinos. Eles não obedeceram quando Deus mandou entrar e possuir a terra. Nm.14:1-4. E desobedeceram a Deus quando Ele disse para não subir ao monte. Dt.1:42. Além disso, não obedeceram a voz de Moisés que era o líder escolhido de Deus.Dt.1:43. A conseqüência disso foi a dura disciplina do Senhor.
- os 10 espias morreram de praga perante o Senhor. Nm.14:37
- os que murmuraram de 20 anos para cima morreram no deserto. Nm.14:28 (como falastes...); 32.
- os que subiram foram perseguidos e derrotados. Dt.1:44
- não obtiveram resposta do Senhor. Dt.1:45
Alguém está andando no caminho da derrota espiritual quando não se importa com a Palavra de Deus. A leitura da Bíblia deixou de ser a coisa mais importante da vida dessa pessoa. A consequência do pecado é morte. Rm.6:23. O Senhor é misericordioso mas não inocenta o culpado. Na.1:3; Nm.14:20-24
Deus abençoa os que perseveram fielmente a Sua Palavra. Nm.14:24;38; 14:31 (os filhos); é preciso que cada um considere o seu caminho perante o Senhor e peça ao Senhor que ilumine seus passos para nunca entra no caminho para a derrota, ou para sair dele!

Grato a Deus por tudo sempre

Pastor victor

Nenhum comentário:

Mais Comentados

Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. Jo.1:17
Sua visita ao blog casanarocha é motivo de grande alegria. Que Deus abençoe ricamente.