Profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor DEUS: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas? Ez.34:2. Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto, diz o SENHOR.

10 de jan. de 2011

As Três Declarações de Moisés

MISSÕES: FÉ E COMPROMISSO
As três declarações de Moisés

Ex.3 e 4.

Lemos em Gn.3:4 que a primeira declaração de Moisés foi uma declaração de prontidão: “Eis-me aqui.” Vendo o SENHOR que ele se voltava para ver, Deus, do meio da sarça, o chamou e disse: Moisés! Moisés! Ele respondeu: Eis-me aqui!
Moisés responde prontamente, rapidamente, ao chamado de Deus.

• O chamado é de Deus. É Deus quem chama.

Deus, do meio da sarça, o chamou e disse: Moisés! Moisés! V.4

• A resposta de Moisés foi positiva, mostrou prontidão

Ele respondeu: Eis-me aqui!

Deus nos chama e devemos mostrar essa prontidão em nossas vidas. Essa deve ser nossa declaração também: Senhor, estou aqui, para ouvir e cumprir Tua vontade.

Ouvimos a Deus através de Sua Palavra, nos momentos devocionais. Estejamos sempre prontos para dizer ao Senhor: Eis-me aqui, Senhor!

A segunda declaração de Moisés foi uma declaração de medo. (Moisés apresenta diante de Deus os seus temores)

1º temor- Senhor, deixa-me aqui! A obra é grandiosa demais para mim.

2º temor- Quem sou eu! Um simples empregado do meu sogro, um pastor de rebanho.

3:11 Então, disse Moisés a Deus: Quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel?

- Eu não sei falar bem! 1 Co.1:26-29.

Êxodo 4:10 Então, disse Moisés ao SENHOR: Ah! Senhor! Eu nunca fui eloqüente, nem outrora, nem depois que falaste a teu servo; pois sou pesado de boca e pesado de língua.

*4:12 Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar.

- Ninguém vai acreditar em mim, que Deus me mandou!

4:1 Respondeu Moisés: Mas eis que não crerão, nem acudirão à minha voz, pois dirão: O SENHOR não te apareceu.

Rm.3:11. Se ninguém der atenção? Se ninguém se converter?

Romanos 10:14 Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?

O nosso medo e vergonha fazem com que muitas vezes desobedeçamos a Deus.

3º temor- Isso é muito arriscado, muito perigoso!

4:13. Ele, porém, respondeu: Ah! Senhor! Envia aquele que hás de enviar, menos a mim.

- Faraó e seus oficiais queriam matá-lo. Moisés sabia que morreria se voltasse ao Egito.

2:15 Informado desse caso, procurou Faraó matar a Moisés; porém Moisés fugiu da presença de Faraó e se deteve na terra de Midiã; e assentou-se junto a um poço.

O Senhor providencia tudo o que necessitamos para cumprir Sua vontade. Precisamos apenas crer na Sua Palavra.

*4:19 Disse também o SENHOR a Moisés, em Midiã: Vai, torna para o Egito, porque são mortos todos os que procuravam tirar-te a vida.

Exemplo Eduardo Vieira e a tribo Korubos.

Deus concedeu poderes a Moisés para realizar aquela grande obra. Hoje não temos tais poderes, mas levamos o Evangelho que é o poder de Deus para a salvação. Rm.1:16

Moisés disse para Deus: Senhor, deixe-me aqui! Quando dizemos isso acendemos a ira de Deus contra nós. 4:13,14. Então, se acendeu a ira do SENHOR contra Moisés, e disse: Não é Arão, o levita, teu irmão? Eu sei que ele fala fluentemente; e eis que ele sai ao teu encontro e, vendo-te, se alegrará em seu coração.

A terceira declaração de Moisés foi uma declaração de convicção, de fé.

Finalmente, Moisés convencido por Deus, crê e se dispõe a realizar a obra, dizendo: Deixa-me ir!

4:18. Saindo Moisés, voltou para Jetro, seu sogro, e lhe disse: Deixa-me ir, voltar a meus irmãos que estão no Egito para ver se ainda vivem. Disse-lhe Jetro: Vai-te em paz.

Devemos buscar em Deus convicção para podermos dizer “Deixa-me ir”!

Filipenses 2:13 porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.

Hb.11:6. Sem fé é impossível agradar a Deus.
• Quando Deus chamou Moisés disse: Eis-me aqui.

• Quando viu os perigos, as circunstâncias, disse: Deixa-me aqui!

• Mas depois que Deus tira todos os seus temores, e mostra as suas maravilhosas promessas, convencendo-o, ele diz: Deixa-me ir!



Se você disse “Eis-me” aqui e as preocupações lhe fizerem dizer “deixa-me aqui”, peça a Deus que fale ao seu coração tirando todas as dúvidas e temores e então poderás dizer: “Eis-me aqui! Envia-me a mim, Senhor!

Nenhum comentário:

Mais Comentados

Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. Jo.1:17
Sua visita ao blog casanarocha é motivo de grande alegria. Que Deus abençoe ricamente.