Profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor DEUS: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas? Ez.34:2. Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto, diz o SENHOR.

17 de ago. de 2010

O QUE DEVEMOS GUARDAR?

Muitas vezes somos tentados ou simplesmente já caímos no pecado de guardar aquilo que nunca deveríamos ter guardado. Por exemplo, muitos guardam dinheiro, querem fazer fortuna ou querem ter um padrão de vida mais elevado. Economizar é bíblico, Jesus ensinou sobre isso, mas a questão é a ânsia desesperada pela riqueza! Muitos não economizam, pelo contrário, vivem investindo, correndo risco, buscando na sorte da loteria ganhar muito dinheiro. Isso é pecado. Outros guardam os pecados no coração. Guardam mágoa, rancor, ira, animosidade... Tudo o que não se deveria guardar fica bem acomodado dentro do coração de muitos. E também pode estar guardado no meu e no seu coração. O coração dessas pessoas é suficientemente grande para guardar todo tipo de legalismo, farisaísmo, mundanismo, etc.

Não é nada disso que Deus nos manda guardar. O que então devemos guardar?

Primeiro devemos guardar no coração a Palavra de Deus. "Não as deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-as no íntimo do teu coração." Pv.4:21. Deus promete vida e saúde para os que guardam a Sua Palavra. V.22. A Palavra de Deus deve estar guardada no íntimo do coração. Em Pv.4:4 lemos "guarda as minhas palavras e vive!". Enquanto guardamos a Palavra de Deus no nosso coração, devemos guardar o nosso próprio coração, porque dele procedem as fontes da vida. Pv.4:23.

Devemos guardar também a nossa boca e a nossa língua. Deus condena seriamente a língua mentirosa, a língua fraudulenta, o mexeriqueiro(a)... "O que guarda a sua boca e a sua língua guarda a sua alma das angústias. Pv. 21:23. "O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que abre muito os seus lábios se destrói." Pv.13:3. Por que será que temos a vil tendência de falar mal dos outros? Por que temos a vil inclinação para abordar assuntos torpes? Só temos uma resposta: O PECADO! Estamos muitas vezes amaldiçoando em vez de abençoar por causa da maldade dos nossos coraçãos. Nos vemos muitas vezes falando sobre futilidades vãs em vez de nos edificar com assuntos bíblicos! Tudo isso por causa da maldade do nosso coração. Por isso Jesus disse que a boca fala do que está cheio o coração. Se não guardarmos a Sua Palavra em nosso coração, e o nosso próprio coração, o resultado é pecar com a língua. Em Tiago Deus nos adverte sobre as consequências terríveis do pecado da língua. "Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal." Tg.3:8. No v.10 lemos: "De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim." O crente deve guardar a sua língua para não pecar contra Deus. Guarda a tua língua do mal, e os teus lábios de falarem o engano. Salmos 34:13

É preciso guardar, além da boca, também a mão. "Bem-aventurado o homem que fizer isto, e o filho do homem que lançar mão disto; que se guarda de profanar o sábado, e guarda a sua mão de fazer algum mal. Isaías 56:2. Quando Deus diz para guardarmos a nossa mão Ele tem em mente que não devemos fazer nada, que envolva direta ou indiretamente as mãos que seja pecado, como suborno, armar ciladas, etc... Com as mãos praticamos o mal contra o próximo, como lemos em Provérbios 6:17: "língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente." Não só fazer o mal, mas deixar de fazer o bem com nossas mãos é pecado: "Não deixes de fazer bem a quem o merece, estando em tuas mãos a capacidade de fazê-lo. Provérbios 3:27

Trabalhamos com as mãos, mas o preguiçoso se recusar a usar suas mãos para o trabalho: "desejo do preguiçoso o mata, porque as suas mãos recusam trabalhar. Provérbios 21:25. As mulheres sábias com as mãos edificam o lar, mas as tolas com as suas mãos podem o arruinam. Essa era uma das qualidades da mulher virtuosa, que com suas próprias mãos plantava uma vinha para dar sustento a sua casa. "Busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com suas mãos. Pv.31:13. Ela usava as suas mãos não só para suprir seu lar como para ajudar o necessitado. "Abre a sua mão ao pobre, e estende as suas mãos ao necessitado." 31:20. O homem que trabalha com displicência vem a empobrecer. 'O que trabalha com mão displicente empobrece, mas a mão dos diligentes enriquece. Provérbios 10:4. Por isso devemos ter em mente o ensino de Jesus em Mt.5:30: "E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno." Devemos guardar a nossa mão.

Devemos guardar também nossos olhos. "Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela. Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno." Mt.5:28,29. Na nossa sociedade, que prefiro chamar de presente século mal, o mandamento de guardar os olhos não é de forma nenhuma obedecido. Quem está preocupado em guardar seus olhos do mal, do pecado? Muitos estão satisfazendo o desejo da carne, a concupiscência dos olhos. Programas de entretenimento com mulheres quase nuas, revistas nas bancas de jornal, Internet, propagandas, tudo está voltado para o sexo, o nudismo, o sensual. E o crente muitas vezes por não guardar os olhos acaba caindo nesse laço do inimigo. O pecado embotou a visão de certos crentes de tal forma que já não conseguem ver o que é biblicamente correto. "Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas. Ap.3:18 "

O problema de muitos crentes hoje em dia é que tem olhos mas não veem, tem ouvidos mas não ouvem. "Tendo olhos, não vedes? e tendo ouvidos, não ouvis? e não vos lembrais..." Mc.8:18 O problema era seu coração endurecido. Devemos guardar nossos olhos de todo mal. "Os teus olhos olhem para a frente, e as tuas pálpebras olhem direto diante de ti. Pv.4:25. Devemos olhar firmemente para o autor e consumador da fé, nosso Senhor Jesus Cristo. Hb.12:1,2.

Devemos guardar também nossos pés. O crente deve andar seguindo a Palavra de Deus, que sempre é um caminho diferente do caminho do mundo. Às vezes andamos lado a lado com o mundo, mas cada um no seu caminho. É como uma corrida numa pista olímpica, cada um na sua raia. Nossos caminhos são os caminhos de Deus. Não podemos andar na vereda dos ímpios. "Filho meu, não te ponhas a caminho com eles; desvia o teu pé das suas veredas" Pv. 1:15. Os pés deles são ligeiros para derramar sangue inocente. Rm.3:15. Os pés também levam à vereda da morte: "Não se desvie para os caminhos dela o teu coração, e não te deixes perder nas suas veredas." Pv.7:25. A casa da prostituta é o caminho do inferno e da mulher adúltera está impregnada do inferno. Pv.5:5.

"Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam bem ordenados! Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal." Pv.4:26,27.

Precisamos considerar nosso caminho e se estamos nos desviando um pouco que seja, precisamos voltar: "Considerei os meus caminhos, e voltei os meus pés para os teus testemunhos. Apressei-me, e não me detive, a observar os teus mandamentos." Sl.119:59,60. Os pés podem levar ao inferno. Por isso Jesus ensinou: "E, se o teu pé te escandalizar, corta-o; melhor é para ti entrares coxo na vida do que, tendo dois pés, seres lançado no inferno, no fogo que nunca se apaga." Marcos 9:45. Devemos guardar nossos pés de todo mal, e fazer como Jó, que se desviava do mal. "Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal." Jó 1:1.

O que devemos guardar? Devemos guardar o bom depósito, toda a Palavra de Deus, para que possamos andar de modo digno a que fomos chamados.

"Guarda o bom depósito pelo Espírito Santo que habita em nós. 2 Timóteo 1:14

Um comentário:

Alberto Couto Filho disse...

Abençoamado pastor Victor

Deus conosco

Que linda mensagem!

Que Deus ajude ao egrégio ministro a prosseguir com a apologia da Sua Palavra, combatendo o bom combate contra seus falseadores e deturpadores.

Que o Eterno, lá do alto, perlustrando sua carreira, GUARDE esta tua inquebrantável fé.

O Supremo Pastor, por certo, há de contemplar os teus cuidados com o Seu Evangelho.

Que sobejem bençãos em sua vida
Alberto Couto Filho

Mais Comentados

Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. Jo.1:17
Sua visita ao blog casanarocha é motivo de grande alegria. Que Deus abençoe ricamente.