Profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor DEUS: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas? Ez.34:2. Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto, diz o SENHOR.

31 de dez. de 2009


O RELATORIO DA INCREDULIDADE


Nm.13

Sempre que se depara uma situação difícil, dois grupos de pessoas aparecem. Os que acham que é possível superar a tal diversidade e os que acham que é impossível e que não vale a pena nem tentar. Aqueles são a minoria. Estes, a maioria. Não foi diferente com o povo de Israel, quando este foi tentado no deserto, provado por Deus.
O povo de Israel, a despeito de todas as coisas que Deus havia feito a Eles,(Mn.14:11) continuava impaciente, incrédulo quanto a ação sobrenatural de Deus na vida deles. Eles preferiam descrer a crer que Deus pode todas as coisas, até mesmo as impossíveis. (Lc.18:27). A incredulidade é um grave pecado contra o Senhor Deus.
O próprio Deus não se agradava deles e chamou de má aquela congregação. (Nm.14:27). SEM FÉ É IMPOSSÍVEL AGRADAR A DEUS Hb.11:6

A incredulidade é um pecado que afronta ao Senhor. (10 trouxeram um relatório de incredulidade) Quais são os pecados da incredulidade? Veremos em Nm.13 três pecados da incredulidade.


1.Não crer na Palavra de  Deus.

a. O próprio Deus falou. v.1

b. Deus cumpre o que promete. v.2 (que EU hei de dar aos filhos de Israel)

c. a incredulidade traz medo e esquecimento de Deus. v.27,28,29,31. (Não poderemos
subir contra aquele povo porque é mais forte do que nós!) Israel não devia comparar o povo com eles mesmos, mas com Deus. Então veriam que não teriam motivo para temer. Ex. Davi e golias

Ex. Moisés -Nm.11:21 ( O Senhor vai juntar todos os peixes
do mar?)
sl.78:19
Resposta de Deus: Ter-se-ia encurtado a mão do Senhor? nm11:23 Exemplo de fé (Calebe) v.30 -então Calebe fez calar o povo perante Moisés e disse: "eia! subamos e possuamos a terra, porque, certamente, prevaleceremos contra ela."

Aplicação: Devemos crer que Deus é capaz de todas as coisas,
Deus é capaz de fazer o impossível, possível. Quando Deus diz uma coisa, no tempo certo
Ele irá cumprir o que disse. Números 23:19  Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá?

Obs. O povo de Deus pode ser incrédulo em alguma situação, o que não deve ser a regra. Mas existem muitos que se orgulham de serem incrédulos contra Deus, contra a sua existência. Esses a Bíblia diz que são tolos, néscios, insensatos.

Jó 42:2  Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado. Ilustração: construção do prédio (alvo: cobrir até o aniversário da igreja)

2.Não crer na liderança instituída por Deus.

a. Foi Deus quem mandou Moisés enviar os espias.13:1,2.
Murmuraram. 14:2
Nm.13:27 (fomos à terra a qual nos enviaste).
- O Povo precisava aprender que a liderança de Moisés foi instituída por Deus.
murmurando contra a liderança eles estavam murmurando
contra o próprio Deus. Nm.21:4,5.

b. Quiseram escolher outro líder. 14:4

3.Não crer que Deus usa seu próprio povo para fazer a Sua vontade.

a. se o Senhor se agradar de nós… 14:8

-          não ser rebelde contra o Senhor. v.9

-    não temer o povo da terra. v.9

o resultado é: Como pão os podemos devorar porque o Senhor é conosco.

-          diante das promessas de Deus devemos agir prontamente confiando que Ele mesmo
nos dará a vitória. É nossa responsabilidade fazer nossa parte em obediência.

b.  Deus usa seu povo apesar das suas limitações. 13:31

c. Deus usa seu povo apesar das circunstâncias desfavoráveis  . 13:28

aplicação: Deus é glorificado através do seu povo quando este reconhecendo que não é capaz busca ao Senhor clamando por ajuda nas suas fraquezas e age prontamente para cumprir as Suas divinas ordens. 2 Coríntios 12:9  Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo.

Conclusão: O crente vive pela fé e deve sempre apresentar diante de Deus um relatório de fé, crendo na Palavra de Deus sempre, crendo que Deus instituiu a liderança para o bom andamento do corpo de Cristo e crendo que Deus usa a Sua igreja na obra para a glória do Seu Nome. 




Nome: Victor Emanuel Carneiro Vieira da Mata


Nenhum comentário:

Mais Comentados

Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. Jo.1:17
Sua visita ao blog casanarocha é motivo de grande alegria. Que Deus abençoe ricamente.