Profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor DEUS: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas? Ez.34:2. Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto, diz o SENHOR.

26 de nov. de 2009

Como Evangelizar os Mórmons


Igreja Fundamentalista Cristo é Vida

MOCIDADE CRISTO É VIDA

Estudo nº 03 – Como Evangelizar os Mórmons.



Sabemos que não é fácil evangelizar pessoas envolvidas com qualquer seita. Elas estão cegas pelo inimigo 2 Co.4:1-4. Mas Deus abre o entendimento. At.16:14. Devemos depender de Deus e apresentar o Evangelho porque é o poder de Deus para a salvação. Rm.1:16. Não será pelo nosso esforço, nem pela nossa inteligência, nem pela nossa insistência, nada disso, mas somente pela graça de Deus. A salvação de uma alma perdida é um ato exclusivo de Deus. O homem está morto em seus delitos e pecados e somente Deus pode conceder vida. Ef.2:1. Não esqueça de orar e depender de Deus durante o evangelismo. 1 Ts.5:17


Por onde iniciar? Comece perguntando sobre o que eles creem. (Se for alguém que está sendo apresentado, fazendo estudo mórmon, mostre refutando com Bíblia algumas doutrinas erradas que você aprendeu). Se for um missionário pergunte sobre a origem, o começo da religião mórmon. Pergunte sobre José Smith. Peça para ler a introdução onde diz que José Smith foi quem mais fez pela salvação depois de Jesus Cristo. Cite At.4:12.
Ouça atentamente. Em seguida pergunte sobre a Bíblia. Se eles creem na Bíblia. Depois aponte para o livro de Mórmon e pergunte qual a importância dele. Eles vão dizer que é uma escritura ao nível da Bíblia. Nem mais nem abaixo da Bíblia. Cite Gl.1:8.
Use a seguinte ilustração: Supondo que eu tivesse cinco minutos de vida e quisesse ser salvo, o que eu precisaria fazer de acordo com o ensinamento mórmon? A resposta seria mais ou menos assim: crer e guardar os mandamentos.
Continue: se eu só tenho 4 minutos, como posso guardar os mandamentos? Além de crer e me arrepender eu preciso guardar os mandamentos para ser salvo? Quais são os mandamentos que eu precisaria guardar para ser salvo?
Eu só tenho 3 minutos. Crer em Cristo não é suficiente? Crê no Senhor Jesus e serás salvo. At.16:31. Lc. 19:10; Hb.9:8-15; Hb.10:10-14. Fale sobre o ladrão na cruz. Ele simplesmente creu no Senhor Jesus, não precisou fazer nenhuma obra.
Mostre que a salvação é pela graça de Deus, mediante a fé e não por obras praticadas por nós. Ef.2:8,9. Explique que o versículo 10 fala da evidência de quem é salvo – praticar boas obras, assim como Tg.2:14-26. Todo o texto fala das evidências da salvação, assim como Jesus ensinou sobre a árvore e seus frutos.
Agora só tenho um minuto de vida. Como ter certeza da minha salvação? Será que os mórmons tem certeza da salvação? Se eu me arrependi mas não tive tempo de fazer nada para agradar a Deus, como ter certeza que Deus vai me aceitar? Se não pude ser batizado como posso ser salvo se o batismo é um dos requisitos para a salvação? Mostre Rm.10:9-13.


Vendo Ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e
exaustas como ovelhas que não têm pastor. Mt.9:3

20 comentários:

Anônimo disse...

É o seguinte:

Sou membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (mais conhecida pelo apelido de "igreja mórmon") há 25 anos. Antes, eu era evangélico da Igreja Batista.

Se quem quer que seja quiser saber por que me tornei mórmon, fique à vontade para perguntar e direi abertamente a razão.

Mas quero adiantar o seguinte: estou absolutamente em paz com minha consciência em com Deus. Sei que fiz a escolha certa para mim e para minha família. Nada nem ninguém neste mundo pode convencer-me do contrário, porque a certeza que tenho me foi dada por Deus. Só Ele pode tirar de mim o que me deu.

Quem quer que queira entrar em contato comigo para pedir-me a "razão da esperança que há em [mim]” (1 Pedro 3:13), fique à vontade para fazê-lo por meio de meu blog: http://marcelotodaro.info

Então talvez alguém descubra que o testemunho do Espírito não se presta com palavras de homens.

Um abraço!

Lucas Guerreiro disse...

Eu concordo com o Marcelo. Sou mórmon, ou melhor membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos dias. Eu o sou dês de que nasci. Já fiz uma missão de dois anos em Curitiba.
Quero afirmar que ninguém pode ser salvo somente pela fé. Faço essa afirmação baseado na Bíblia (João 3:5,Prov. 24:12, Mateus 7:21,Tiago 2:14-26,Ezequiel 11:20, etc), que é para mim e para todos os membros da Igreja de Cristo a palavra de Deus e o livro principal. Isso é a verdade ao considerarmos que mesmo Cristo teve necessidade de ser batizado com água (Mateus 3). A questão sobre um homem que morrerá iminentemente: ele poderá ser salvo sem batismo. Deus preparou mais de um lugar de salvação (I Corintios 15:40-42). Entretanto ele ainda poderá ser salvo no maior Reino - o céu, ou Reino celestial, mas ainda terá que ser batizado. Como se esta morto? Alguém terá que fazer o batismo em lugar dele. Batizar um morto? Sim, pois é isso que faziam os santos antigamente! (I Corintios 15:29) Qual Igreja faz isso hoje? Só a verdadeira - pois tem o mesmo evangelho que a antiga.

Mias esclarecimentos pdoem ser dados por qualquer missionário mormon - que são muito simpaticos e desejosos de ensinar com clareza a verdade. Somos determinados no que fazemos, porque sabemos que é a verdade. Eu sei que Joseph Smith foi um profeta - pois declarou o Cristo vivo. Amo Cristo, meu salvador. É por Ele que somos salvos.

c a s a n a r o c h a disse...

LIVRO DE MÓRMON - INTRODUÇÃO

O livro de mórmon é um volume de escrituras sagradas comparávelà Bíblia... contém a plenitude do evangelho eterno.

Essas palavras que se encontram logo no início do livro de mórmon mostra que vocês tem esse livro como igual à Bíblia. "comparável à". Se assim não fosse vocês iriam dizer que a Bíblia é um livro sem comparação. Vocês podem dizer isso?

Anônimo disse...

Claro que podemos!

"Comparável" não é o mesmo que "igual", Victor. Olhe o dicionário.

O Livro de Mórmon (com maiúsculas, por favor, nem que seja por uma mera questão de respeito pelo que consideramos sagrado, assim como respeitamos a sua fé) é comparável à Bíblia no sentido de ser uma testemunha de Cristo e de Sua missão como nosso Redentor e Salvador. Isso não faz do Livro de Mórmon um livro mais importante que a Bíblia, ou mesmo igual a ela. É igual em importância, mas não em conteúdo.

E não há nada errado em termos um outro volume de escritura tão importante quanto a Bíblia. Se ele realmente veio de Deus, como afirmamos que veio, que problema pode haver? Se veio de Deus, por que temê-lo?

Como escrevi em resposta a você em meu blog (já foi lá ler o que lhe respondi?), quando você decidir se despir de seus preconceitos e procurar o Senhor com humildade e fé para saber o que Ele tem a dizer (sem achar que já sabe o que Ele diria) sobre Joseph Smith e o Livro de Mórmon, talvez descubra que Deus não calou a boca depois que a última página da Bíblia foi escrita e o fato de Ele ter feito com que se escrevessem mais Escrituras Sagradas não poderia ser para o homem bênção maior. Tudo que vem Dele é uma bênção.

Um abraço!

c a s a n a r o c h a disse...

é, parece que fui bloqueado, né. sempre assim

Anônimo disse...

Não entendi...

c a s a n a r o c h a disse...

desconsidere.

Anônimo disse...

anjo morôni onde tem escrito na Bíblia?

Anônimo disse...

Anônimo, estar escrito na Bíblia nunca foi requisito para ser verdade.

Lembra do que está escrito em João 21:25? "Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem."

Pela lógica de que só o que está na Bíblia pode ser verdade, então todas as outras "muitas coisas" que Jesus fez têm que ser falsas, certo?

Não é por aí.

Então, se admitimos que nem tudo que é verdadeiro está na Bíblia, ou que a Bíblia não contem tudo que é verdade, que razão há em perguntar se Moroni está nela?

O nome de Moroni não precisa estar escrito na Bíblia para que ele seja um profeta de Deus tanto quanto muitos outros. Quem pode confirmar se ele é ou não um profeta de Deus é o próprio Deus, por meio do poder do Espírito Santo. É por isso que sei e afirmo que Moroni é o que o Livro de Mórmon diz ser. Como esse testemunho me foi dado pelo Espírito e tem sido renovado dia após dia nos últimos 26 anos, sou capaz de dar até minha última gota de sangue em defesa dessa verdade, pois ela não me foi dada por homens, e sim por Deus.

Um abraço!

Anônimo disse...

Mas se a própria biblia diz que ñ há nenhum outro nome dado entre os homens pelo qual importa q sejamos salvos,A não ser Jesus o filho de Deus . Isso prova q qualquer outro nome, antes ou depois de Cristo não faça parte dos planos de Deus .


mas nosso Deus nos deixou exatamente o que precisaríamos para alcançar a salvação que é recebida através do próprio filho Dele e é por fé e ñ por obras para que ninguém se glorie achando que é merecedor de alguma coisa .As obras são consequencia da consciência que passamos a ter através do Espírito Santo Dele.A biblia fala q nem tudo foi escrito porque ñ caberiam nos livros do mundo inteiro ,concordo mas assim como vc afirma que é verdade o que o livro dos mórmons ensina a vcs ,pelo que vc diz tbm ñ prova que é verdade . Não acha perigoso aposta sua salvação e de sua família em algo tão incerto?

Marcelo disse...

Anônimo, como eu disse antes, o testemunho que recebi de Deus por meio de Seu Espírito sobre a veracidade do Livro de Mórmon faz-me saber, com a mais plena e absoluta certeza, de que não estou apostando nada nem correndo risco algum, independente de qual seja a interpretação que se faz das palavras da Bíblia. Afinal, Deus não pode mentir e Ele jamais mentiria para mim. Se quiser saber mais sobre essa minha certeza, convido-o a ler este artigo de meu blog.

Um abraço!

Suellen'Leite disse...

Tenho apenas uma unica palavra para dizer a voces SUDs,que Jesus Cristo cura,batiza com Espirito Santo,e leva para o céu,e aquele que negar a Ele,este o negara diante da face de seu Pai.
Pai,filho e Espirito Santo,são o mesmo,são um,pois antes de Deus,nunhum outro deus se formo e depois Dele nunhum haverá.
Creia neste Deus,pois Ele tem todo o poder,e pode liberta a sua vida,pois Ele te ama,este que tu cres não é o verdadeiro,é aquele que mente e engana e lhe mostra que vai valer a pena segui-lo,mas quando o grande dia do Senhor chegar,toda lingua confessará que só Ele é o Senhor!

Para entrar em contato comigo:suellenls11@hotmail.com

Fiquem na Paz do Senhor!

Klinger disse...

Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu (Moroni, Joseph Smith ou outros) vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja este maldito.
Gálatas 1:8

Anônimo disse...

A palavra de Deus ja foi reveleda,o metodo de salvaçao ja foi exposto,nao precisamos de outras revelaçoes,apocalipse 22.18-19 nao podemos ultrapassar o q esta escrito,é muito perigoso para as vossas almas pessoal.fiquem com o verdadeiro Jesus,nao com o Jesus dos mormons.que Deus tenha misericordias das vossas vidas,antes dele derramar a sua ira sobre vcs.

Ageu disse...

Comparar esse livro com a bíblia e no mínimo uma loucura, nenhum dos povos citados nesse livro,nenhuma cidade,não há comprovação nem científica, geográfica, nunca se viu um pergaminho, ora a bíblia é mais antiga e existe pergaminhos, já está provado que os índios americanos não são descendentes judeus, através de DNA pesquisem não acreditem em tudo que lhes falam,leia com atenção Corinthians 15 veja se Paulo apóia o batismo pelos mortos.é com amor o que falo,não para contenda

Ageu disse...

Comparar esse livro com a bíblia e no mínimo uma loucura, nenhum dos povos citados nesse livro,nenhuma cidade,não há comprovação nem científica, geográfica, nunca se viu um pergaminho, ora a bíblia é mais antiga e existe pergaminhos, já está provado que os índios americanos não são descendentes judeus, através de DNA pesquisem não acreditem em tudo que lhes falam,leia com atenção Corinthians 15 veja se Paulo apóia o batismo pelos mortos.é com amor o que falo,não para contenda

Unknown disse...

Salvação é mediante a graça.
Não por obras amigo

Unknown disse...

Doutra maneira, que farão os que se batizam pelos mortos, se absolutamente os mortos não ressuscitam? Por que se batizam eles então pelos mortos?

Meu amigo, não isole o texto do contexto. Paulo não está endossando a prática de batismo pelos mortos e sim fazendo uma crítica de como essa prática é anátema.

Anônimo disse...

Amei que Cristo abençoe.
Só Cristo mesmo, com textos tão claros e as pessoas não conseguem enxergar.
Palavra e muita oração!

Unknown disse...

Bom, você citou 1Coríntios 15:29, vamos ver o que a palavra diz: "Doutra maneira, que farão os que se batizamos por causa dos mortos? Se absolutamente, os mortos não ressuscitam, POR QUE SE BATIZAM POR CAUSA DELES? A palavra de Deus é clara.. morto é morto! A partir que a pessoa morre, a "porta" já se fechou pra ela.. A paz! :)

Mais Comentados

Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. Jo.1:17
Sua visita ao blog casanarocha é motivo de grande alegria. Que Deus abençoe ricamente.