Profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor DEUS: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas? Ez.34:2. Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto, diz o SENHOR.

4 de nov. de 2009

Estudo Sobre Mormonismo nº 01


ESTUDO SOBRE MORMONISMO - MOCIDADE


1º ESTUDO: Resumo histórico , literaturas e costumes

2ª ESTUDO: Doutrinas, ensinamentos.

3º ESTUDO: Como evangelizar os mórmons.

MORMONISMO: Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. 1º Estudo

A igreja Mórmon reclama para si o nome de cristã, mas está cheia de práticas não-cristãs, ensinos completamente antibíblicos. Um de seus livros tem como título O Livro de Mórmon, outro testamento de Jesus Cristo. Gl.1:6-9. Os Mórmons estão presentes em todos os continentes, exceto nas regiões polares, pois não vão pregar o Evangelho onde não dá ibope nem dinheiro.

BREVE HISTÓRICO: (retirado do próprio livro de Mórmon)

O livro de Mórmon é um volume de escrituras sagradas comparável à Bíblia. É um registro da comunicação de Deus com os antigos habitantes das Américas e contém a plenitude do evangelho eterno. O livro foi escrito por muitos profetas antigos, pelo espírito de profecia e revelação. Suas palavras, escritas em placas de ouro, foram citadas e resumidas por um profeta-historiador chamado Mórmon. O registro contém um relato de duas grandes civilizações. Uma veio de Jerusalém no ano 600 a.C. e posteriormente se dividiu em duas nações, conhecidadas como nefitas e lamanitas. A outra veio muito antes, quando o Senhor confundiu as línguas na Torre de Babel. Este grupo é conhecido como jareditas. Milhares de anos depois, foram todos destruídos, excetos os lamanitas, que são os principais antepassados dos índios americanos.
O acontecimento de maior relevância registrado no Livro de Mórmon é o ministério pessoal do Senhor Jesus Cristo entre os nefitas, logo após a sua ressurreição. O livro expõe as doutrinas do evangelho, delineia o plano de salvação e explica aos homens o que devem fazer para ganhar paz nesta vida e salvação eterna no mundo vindouro. Depois de terminar sues escritos, Mórmon entregou o relato a seu filho Morõni, que acrescentou algumas plavras suas e ocultou as placas no Monte Cumora. A 21 de setembro de 1823, o mesmo Morôni, então um ser ressurreto e glorificado, apareceu ao profeta Joseph Smith e instruiu-o a respeito do antigo registro e da tradução que seria feita para o inglês.

No devido tempo as placas foram entregues a Joseph Smith, que as traduziu pelo dom e poder de Deus. Hoje o registro se acha publicado em diversas línguas, como testemunho novo e adicional de que Jesus Cristo é o Filho do Deus vivente e que todos os que se achegarem a ele e obedecerem às leis e ordenanças do seu evangelho poderão ser salvos.
Com respeito a este registro o Profeta Joseph Smith declarou: “eu disse aos irmãos que o Livro de Mórmon era o mais correto de todos os livros da Terra e a pedra fundamental de nossa religião; e que seguindo seus preceitos o homem se aproximaria mais de Deus do que seguindo os de qualquer outro livro.” (Livro de Mórmon, introdução)

FUNDAÇÃO DA IGREJA DE MÓRMON:

Foi organizada em 1830, em Fayette, Estado de Nova Iorque, depois que Joseph Smith Júnior conseguiu convencer algumas pessoas sobre a fantástica história das visões. Em 1831 uma revelação ordenou aos santos que fossem habitar em Missouri, a "Terra de Sião", Kirtland, Estado de Ohio.
De Missouri, após algumas desavenças de ordem pública e financeira, foram expulsos por ordem do governador Boggs em 1839. Encontrando acolhimento em lllinois, erigiram a cidade de Nauvoo. Aí, o profeta anunciou-se, entre outras coisas, candidato à presidência dos EUA.

MORTE DO JOSEPH SMITH

Joseph Smith mudou-se para o estado de Ohio e, depois, fixou-se em Commerce, llliois, onde despoticamente fundou a primeira colônia de mórmons. Ao pregar a poligamia (1843), abriu um cisma na seita (Smith teve 27 esposas e 44 filhos) e depois de vários casos com a polícia, o fundador dessa seita e o irmão Hiram foram seqüestrados por uma multidão enfurecida, que os matou a tiros em 27 de junho de 1844, em Carthage lllinois, EUA.

A LITERATURA MÓRMON

A Bíblia - "Cremos que a Bíblia é a palavra de Deus até onde for corretamente traduzida." Eles não são fiéis a essa declaração.
A "Versão Inspirada da Bíblia" - feita por Smith e impressa em 1866 pelo grupo dissidente chamado Igreja Reorganizada. Dependendo da sua conveniência, usam o texto canônico ou essa versão.
Livro de Mórmon - publicado em 1830 como de autoria de Smith. Nas edições sucessivas Smith aparece apenas como tradutor. O livro conta a vinda de Cristo ressurreto à América, onde Ele teria pregado aos habitantes, resultando isso na formação de uma Igreja Cristã na América no século I. Essa Igreja teria desaparecido no decorrer de século IV. (apostasia).
No decorrer do progresso de escreverem o livro, aparece outro personagem: Oliver Cowdery, que fora o escriba de Smith e quem lhe dera a idéia de fundarem uma Igreja. Cada qual batizou e ordenou o outro, sob as supostas ordens de João Batista.
Cowdery é também uma das três testemunhas que assinam a declaração de que tinham visto as placas. Cowdery foi expulso da igreja logo após e negou suas declarações (Oliver Cowdery Defense). Logo depois da expulsão de Cowdry, Sidney Rigdon tornou -se teólogo de Smith, com o qual já estava em contato e que é um dos fundadores da igreja)
Pactos e Mandamentos, Doutrinas e Convênios, Doutrinas e Pactos - o livro fundamental dos mórmons. Contém 163 revelações dadas por Deus a Smith, 1830 e 1843, como sendo a Palavra do senhor. É também chamado pela igreja reorganizada de Livro dos Mandamentos. Nesse livro Deus foi apresentado como tendo corpo de carne e osso. (Doctrines and Covenants)
Pérola de Grande Valor - é composto do livro de Moisés e Livro de Abraão. No segundo livro já se nota um nítido politeísmo: Deus é apresentado como um entre vários deuses. Possui ainda algumas revelações que se diz terem dadas por Deus a Smith e os 13 artigos de fé do mormonismo. Diz o fundador do mormonismo que Abraão e Moisés escreveram os livros que têm seus nomes!
Discurso do Ancião King Follet - discurso proferido por Smith no funeral do ancião King Follet. Fala sobre a divinação do homem e a humanização de Deus. Desse discurso surgiu o seguinte aforisma de Lorenzo Snow: "O que o homem é agora, Deus já o foi. O que Deus é agora, nós seremos depois."
O Diário Deseret News - é o jornal oficial dos mórmons, editado na cidade de Salt Lake.
COSTUMES:

Os mórmons abstêm-se de álcool, fumo café, chá preto e drogas prejudiciais. De acordo com o livro Doutrinas e convênios, Deus promete que quem obedecer essa lei terá mais saúde física e espiritual;
Os membros da igreja também são orientados a previnir-se de catástrofes ou tempos difíceis, como o desemprego, os acidentes ou a morte de um ente querido. Ao longo dos anos, os profetas, repentinamente, aconselharam o estoque de suprimentos (comida, roupas e combustível suficientes para, pelo menos, um ano);
Por causa disso, a seita ensina a seus adeptos várias técnicas de armazenamento de alimentos, de acordo com a cultura nutricional de cada país. No Brasil, técnicas de armazenamento de grãos (feijão, arroz, ervilha, soja, milho, dentre outros); são passados de mãe para filha. O armazenamento pode ser feito com óleo vegetal comestível, por combustão ou com alho, e os alimentos duram, em média, 12 meses;
Os evangelizadores (Elder) são voluntários, viajando para um outro país para pregar os ensinamentos do Mormonismo com recursos próprios, ou da família. Precisam passar (02) anos nesse trabalho “voluntário”.
Usam uma roupa íntima chamada “Garment”, só tiram para tomar banho. A roupa ajuda os mórmons a lembrar da aliança feita com Deus, e também lembrar da santidade. Outras peças íntimas tem que ser vestidas por cima do Garment.
Fazem visitas nas casas em dupla, geralmente um nativo e um estrangeiro. São orientados a não entrar em discussão com as pessoas sobre religião, isso é uma maneira de prevenção para que Mórmons não ouçam o verdadeiro evangelho e sejam salvos.
Os templos são reservados aos iniciados, as capelas são abertas a todos os interessados. Jejuam duas refeições por mês para doar para ajuda humanitária.

Nenhum comentário:

Mais Comentados

Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. Jo.1:17
Sua visita ao blog casanarocha é motivo de grande alegria. Que Deus abençoe ricamente.