Profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor DEUS: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas? Ez.34:2. Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto, diz o SENHOR.

2 de mai de 2009

SOMENTE JESUS TEM PODER E AUTORIDADE SOBRE TUDO E SOBRE TODOS. Lc.4:31-41

Vemos no início do ministério terreno de Jesus que Ele realizou vários milagres demonstrando Seu poder e autoridade. Somente Ele, que é o próprio Deus, tem poder e autoridade sobre tudo e sobre todos. Como Jesus demonstra Seu poder e autoridade nessa passagem de Lucas 4? Jesus demonstra Seu poder e autoridade de duas maneiras.

A primeira maneira é expulsando demônios. V.32,36.
A Sua Palavra era com autoridade. “Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra...” Os rabinos da época de Jesus não apreciavam a originalidade, pois eles falavam sempre em nome de um outro rabino mais antigo e famoso. Quando Jesus fala não se refere a nenhum mestre antigo, mas somente à Palavra de Deus e a Ele próprio. Mt.7:29. Aqueles homens não reconheciam que Jesus tem poder e autoridade para fazer tudo sem precisar de nada e de ninguém. Foi Ele quem instituiu as autoridades humanas, que estão sujeitas a Ele. Rm.13:1. Os anciãos ainda tem a audácia de interrogar Jesus! Lc.20:2

A Sua Palavra também era com poder. V. 36. Jesus repreendeu o demônio. V.35. disse simplesmente “cala-te. Muitas vezes os demônios declaravam a verdade sobre Jesus, mas Ele não aceitava o testemunho desses seres caídos. Os judeus O acusavam de fazer milagres em nome de Belzebu e se Jesus tivesse permitido esse tipo de publicidade com certeza seria acusado de ter comunhão com os demônios. Lc.11:15. Os demônios reconhecem que Jesus é o Santo de Deus. V.34; o Cristo, v.41; o Filho do Deus altíssimo, Lc.8:28.
É interessante ver que os anjos caídos reconhecem imediatamente Jesus como sendo o verdadeiro Deus, mas os homens e os próprios conterrâneos de Jesus duvidam dele, achando que era apenas mais um homem da comunidade, pois conheciam seu pai, sua mãe, seus irmãos e suas irmãs. Mt.13:53-58.

A sua Palavra era com simplicidade. Jesus não fazia nenhuma propaganda barulhenta, gritar a plenos pulmões em auto-falantes! Simplesmente falava com naturalidade, de modo normal. Ele se dirige ao demônio com poder, autoridade e simplicidade: “sai dele”. V.35. o Senhor Jesus não precisou fazer nenhum tipo de encenação teatral. Ele não entrevista os espíritos imundos! Não ficava horas e horas zombando do demônio, mostrando que tem poder. Já imaginaram Jesus dando uma chave de braço no endemoninhado? Ou rodando o possuído pelos cabelos? Jesus simplesmente disse: “sai dele”!
No versículo 37 vemos que Jesus nunca buscou a publicidade para si. Depois de ter curado muitos os advertiu que não O expusessem á publicidade. Mt.12:16.
Será que são verdadeiros esses espetáculos vistos na televisão sobre exorcismos? Muitos até se atrevem a pisar na cabeça de satanás! Os demônios são seres poderosos. Em At.19:13-16, exorcistas ambulantes, os sete filhos do sumo sacerdote Ceva, tentaram enganar mais uma vez pessoas desavisadas só que se deram muito mal. Dessa vez pegaram um endemoninhado de verdade. O demônio os subjugou e fugiram feridos e desnudos. E que tal aquele que ninguém conseguia prender nem com correntes? Eu queria ver esses exorcistas ambulantes diante de um verdadeiro endemoninhado e não diante de uma pessoa sem caráter que aceita dinheiro para fingir que está possessa de espírito imundo.
Mas nós crentes não temos razão para termos medo dessa situação. Em Cristo somos mais que vencedores. Devemos resistir ao diabo. Como? Sujeitando-nos a Deus. Tg.4:7. Não devemos dar lugar ao diabo. Ef.4:27.

A segunda maneira é curando enfermidades.
Muitas das diferentes religiões acreditam que Deus cura as pessoas hoje em dia de uma maneira especial, sobrenatural. Espíritas, católicos, pentecostais, renovados, etc. através de rituais, peregrinações, imposição de mãos de alguém abençoado, etc. Deus cura hoje em dia? Sim. Claro, cremos nisso. Mas de que forma Deus cura?

A cura de Deus é imediata. As curas eram instantâneas. Os cegos recebiam a vista na hora e assim se dava com todos que eram curados por Jesus. Mt.8:3 e At.3:7 relatam curas imediatas. No texto de Lc.4:37,38, Jesus curou a sogra de Pedro imediatamente. Ele repreendeu a febre que a deixou instantaneamente! Lemos que logo em seguida ela passou a servi-los! Jesus não disse: “fique aí umas horinhas para ver se a febre não vai voltar”. Ou “não vá fazer extravagância porque você pode ter uma recaída”. Ela foi trabalhar!!!

A cura de Deus é completa. Não havia cura parcial. Às vezes Jesus pedia para fazer alguma coisa como se apresentar ao sacerdote, mas não era um processo da cura, simplesmente uma prova da fé da pessoa. Quando Jesus curava era completamente. Uma vizinha contou que havia ido à uma igreja e o pastor orou na cabeça de uma pessoa que estava com dores de cabeça. Depois ele perguntou se havia passado. Ela respondeu que ainda estava sentindo dores. Então ele disse para aquela senhora que esperasse que a cura ainda estava para fazer efeito. O coxo de At.3:16 recebeu saúde completa. Não foi só as pernas que ficaram boas. Todo o corpo e a alma também foi curada por crer no Senhor Jesus. O homem da Mão ressequida recebeu a cura completa e imediatamente ficando igual à outra. Lc.6:10. Por que será que o RR Soares não faz uma cura dessa? “Quem está com dor de cabeça?” Eu não posso ver a dor de cabeça! “Quem está com um tumor na barriga?” Eu não tenho olhos de ultrassom! Eu quero ver é uma cura igual às da Bíblia! Ainda que satanás tenha poder não pode realizar curas iguais às de Deus.
Precisamos antes de mais nada depender mais de Deus, confiar mais no Senhor. Asa, no fim do seu reinado caiu doente de uma enfermidade gravíssima nos pés, mas na doença ele não recorreu ao Senhor, confiando nos médicos. O próprio Senhor deixou os médicos para cuidar dos doentes, mas é Ele quem afofa o travesseiro. É Ele quem cuida, conforta, consola, de forma completa e imediata. É Ele que também cura. Em Cl.4:14 vemos Lucas, o médico amado.
Precisamos orar mais pelos doentes. Tg.5:15. Principalmente pelos doentes a quem Jesus se referiu em Lc.5:31. Os sãos não precisam de médico e sim os doentes.

A cura de Deus é segundo a Sua vontade. Não é segundo a vontade do homem, mas segundo a vontade do Senhor. Se Ele quiser! O homem não tem direito de reivindicar cura de ninguém. Nem ser filho de Deus garante imunidade a doenças e enfermidades. Deus não prometeu saúde perfeita para os seus discípulos. Muitos deles sofreram problemas de saúde. Trófimo não pode acompanhar Paulo porque ficou doente em Mileto. Timóteo foi aconselhado por Paulo a beber um pouco de vinho por causa do teu estomago e das tuas constantes enfermidades. I Tm.5:23
Deus é quem efetua em nós tanto o querer quanto o realizar, segundo a Sua vontade.
“E esta é a confiança que temos par com Ele, que se pedirmos alguma coisa segundo a Sua vontade, Ele nos ouve. E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito.” I Jo.5:14,15.
Somente Deus tem poder e autoridade sobre os demônios e sobre as enfermidades. Somente Jesus tem autoridade e poder sobre tudo e sobre todos.

Nenhum comentário:

Mais Comentados

Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. Jo.1:17
Sua visita ao blog casanarocha é motivo de grande alegria. Que Deus abençoe ricamente.